Floresta Negra é uma região da Alemanha localizada no estado de Baden-Wurttemberg, na fronteira com a França e a Suíça e formada em sua maior parte por pinheiros e abetos. Seu ponto mais alto, o Monte Feldberg (1.493 metros altitude) é conhecido por ter uma das mais belas e pitorescas vistas da Alemanha. É reconhecida mundialmente por sua beleza natural, por ser o berço dos famosos relógios-cuco e da “Schwarzwälder Kirschtorte”, a famosa torta de cereja que ganhou o mundo e se popularizou, inclusive no Brasil, como torta Floresta Negra.
O bolo consiste em uma massa de chocolate, recheado de cerejas e chantili. São muitas as histórias sobre como o bolo surgiu. Uma delas é que as cores da receita teriam sido inspiradas nas roupas usadas pelas jovens solteiras da região no século 19. O chantili branco faz referência à cor da manga do vestido, o chocolate ao corpo do vestido e as cerejas representariam o bollenhut, chapéu com bolas vermelhas que indicavam o estado civil daquelas mulheres. A receita original servida na Alemanha é preparada com cerejas e licor de cerejas, bebida típica da região. De acordo com a história, o bolo surgiu para complementar a tradição e as moças serviam a sobremesa para os pretendentes.
Outra versão sobre a origem do floresta negra é que ele foi criado em 1915 pelo confeiteiro Josef Keller, que teria servido o bolo pela primeira vez no Café Ahrend, em Bad Godesberg (hoje distrito de Bonn), no oeste da Alemanha (a cerca de 450 Km da Floresta Negra!). Um de seus aprendizes teria guardado a receita original, que hoje está numa confeitaria em Triberg, na Floresta Negra.
A cidade de Tübingen, na Floresta Negra, também reivindica a criação do bolo, que teria surgido em 1930. Entretanto, a receita básica já era conhecida há muito mais tempo naquela região: cerejas cozidas acompanhadas de creme, servidas como sobremesa, não em forma de bolo.
A receita alemã do bolo Floresta Negra é diferente da que temos no Brasil, vai menos açúcar e um toque de kirsch (licor de cereja).
Que tal conhecer as belezas desta região da Alemanha e degustar o bolo Floresta Negra em seu formato original? O roteiro Alemanha e Suíça oferece estas e outras tantas atrações, saiba mais aqui.
Fonte: Hochschwarzwald