A Colômbia é realmente incrível!
Estive lá há duas semanas, a trabalho, participando de um evento do turismo, em Bogotá, capital do país. Aproveitei para estender um pouquinho minha estada, pois queria “encher os olhos” e “trocar a roupa da alma!”
Eu tive apenas dois dias e meio para conhecer e explorar um pouco do destino, por isso não perdi tempo e tentei aproveitar ao máximo! Em Bogotá, fiz um “mini tour” pela cidade e também fui a um lugar que estava curiosa para conhecer: a catedral de Sal de Zipaquirá. Considerada a 1ª maravilha da Colômbia, é um santuário subterrâneo, a 180 metros abaixo da terra. A cidade de Zipaquirá fica em torno de 40 km de Bogotá e a Catedral está localizada dentro do Parque de la Sal, que é um complexo com várias atrações, entre elas: tirolesa, muro de escalada, museus, lojas, entre outros. O tour pela Catedral, independente de crenças religiosas, vale muito a pena pela beleza e grandiosidade do lugar! Não perca por nada!
Outro lugar que me encantou foi Cartagena.
A cidade é portuária e se localiza na costa caribenha da Colômbia. Está dividida em duas áreas turísticas, mas bem diferentes entre si: o centro histórico nos arredores da cidade amuralhada, que é uma região mais charmosa e com mais atrações, dividida em quatro bairros, e a região de Bocagrande, que é um bairro moderno e rico, à beira mar, com praias urbanas, onde se encontram grandes hotéis e shoppings. Eu fiquei hospedada no bairro de Bocagrande, mas numa próxima ida, quero ter também a experiência de me hospedar no Centro Histórico.
A Cidade Amuralhada é o coração de Cartagena. Nela fica a parte antiga da cidade, onde se concentram grande parte dos pontos turísticos. Construída como forma de proteger o local dos ataques que sofria, a muralha, além de ser um dos melhores passeios num fim de tarde, preserva ruelas charmosas, praças, museus, igrejas, restaurantes, bares, e edifícios de arquitetura colonial com varandas floridas que são lindas!!! Conheci um pouco do centro histórico, mas parte dele vai ficar pra próxima viagem, pois há muita coisa ainda para ver!
Me apaixonei pelo Getsemaní, o bairro é um charme! Ele é uma mistura de bairro popular com turístico. Lá, pude ver um pouco da cidade nativa de Cartagena, pois ainda se preserva uma autêntica cara de vida de bairro, que de certa forma mantém a essência da cidade real e contrasta com o “luxo” e o artificial do interior da muralha. Sem falar das casas coloridas e dos charmosos restaurantes e bares boêmios! Enchi os olhos vendo todas aquelas luzes brilhantes, bandeirinhas e quando passei na pequena rua coberta por guarda-chuvas coloridos!
Outro ponto turístico interessante e que vale visitar é o Castillo San Felipe de Bajaras. O castelo é, na verdade, um forte, e, junto com a muralha, foi construído para proteger Cartagena de invasões inimigas durante o período colonial. Ele está localizado fora da cidade amuralhada, bem no alto, o que possibilita uma vista panorâmica linda tanto para a parte velha quanto nova da cidade.
Descobri ainda que Cartagena é famosa por seu lindo pôr do sol. E gente, é lindo mesmo! Todo mundo se reúne na muralha da cidade para apreciar o fenômeno. Tem ainda um bar super famoso na muralha chamado Café del Mar, que, todos os dias, lá pelas cinco da tarde, fica lotado de pessoas para verem o pôr do sol e beberem alguma coisa. Eu não fui ao bar, mas fiquei pertinho junto com muitas outras pessoas.
E o que dizer do famoso café colombiano?
Eu que sou amante do bom e velho café, aproveitei para tomar vários! E não é à toa que ele tem essa fama de ser um dos melhores do mundo! É simplesmente delicioso!
Por fim, posso dizer que, apesar de curta, minha viagem foi sensacional e que a Colômbia me deixou com aquele gostinho de quero mais, sabe?
Com certeza, o destino continua na minha lista, pois a intenção é voltar. Desta vez, com a minha família para desbravar mais um pedacinho desse país tão rico em cultura e de um povo extremamente simpático e acolhedor.