Texto e fotos: Gisele Santos
Quando decidimos conhecer a Suíça, na Eurotrip de 2015, sabíamos que, como o país era pequeno, poderíamos potencializar a nossa estada por lá e conhecermos o máximo de cidades possível. Foi pensando nisso que decidimos instalar a nossa base na capital, Berna. Como os meios de locomoção no país são de primeiro mundo de verdade, em poucas horas poderíamos atravessar o território e conhecermos as cidades mais impressionantes do nosso roteiro por lá.
Foi explorando essa “arma” que a Suíça tem a seu favor (o maravilhoso, rápido e pontual sistema de trem) que embarcamos em Berna para passarmos um dia em Genebra. Acordamos cedo e em pouco mais de 1 hora e meia de viagem em um trem espetacular estávamos na estação principal da cidade.
Nos programamos para passarmos o dia batendo pernas pelas ruas de Genebra. O que não imaginávamos é que as poucas horas na cidade nos faria sair de lá totalmente apaixonados. Confira o que fizemos por lá e os motivos que fizeram Genebra entrar de vez no nosso coração. Ah, e considere incluir essa beleza também no seu roteiro pelo país. Você não vai se arrepender.
Ils parlent français
A Suíça é um país pequeno, mas cheio de idiomas. Por lá se fala alemão, italiano, francês e o romanche. Genebra, uma das cidades mais importantes da Suíça, tem o francês como idioma principal e isso dá um charme todo especial à cidade. Por suas ruas é como se você estivesse em um lugar entre a França e a Suíça. Mágico!

Um passeio pelo Lac Lemán
Como quase toda a cidade Suíça que se preze existe um lago e ele é lindo. Com Genebra não é diferente. Aqui, por sinal, temos uma atração à parte, o jato de água que falaremos a seguir. Uma das atrações do dia foi um passeio pelo Lac Lemán a bordo das muitas embarcações que saem do porto. Em pouco mais de uma hora é possível ver a cidade de uma outra perspectiva. Como fomos no verão, podemos ver os locais em espécies de praias improvisadas para escapar do calor que fazia naquele julho.

Jet D’eau
Ponto turístico de Genebra e um dos seus principais símbolos, o Jato atinge uma altura de mais de 140 metros e uma velocidade de 200km/h. Como estávamos em um dia com muito sol, era comum vermos muitos arco-íris se formando em torno do jato. Nos aventuramos e chegamos bem perto da saída do jato. Claro que o banho foi garantido!

Relógio de Flores
A Suíça tem duas tradições: o chocolate e os relógios. E em Genebra, esta segunda é muito presente. Existe até um relógio feito de flores e plantas que funciona próximo ao Lac Lemán. O Horloge Fleurie foi criado em 1955 e alia duas artes: a botânica e a relojoaria. Ele tem 16 metros de circunferência e 5 metros de diâmetro. Ao todo, mais de 6 mil flores enfeitam o relógio. As espécies variam de acordo com as estações do ano.

Ilha Rousseau (Île Rousseau)
Bem próximo à Pont du Mont-Blanc, uma das principais de Genebra, você vai visualizar a Île Rousseau (ou lha Rousseau). Antigamente, a ilha era usada como estaleiro para as barcas que traziam pedras para a construção da cidade. O nome atual é uma homenagem ao filósofo e escritor Jean-Jacques Rousseau. Não deixe de dar uma passadinha para um passeio e conferir um visual de tirar o fôlego que essa pequena ilha proporciona.

Sede da ONU e Museu da Cruz Vermelha
Visita imperdível para quem está na cidade. Genebra abriga a sede da Organização das Nações Unidas. O prédio, por si só já é uma atração, e representa a diplomacia mundial. É possível fazer uma visita guiada em inglês. Em frente ao prédio uma escultura de uma cadeira representa as mortes por bombas terrestres. Do outro lado da rua fica o não menos impressionante Museu da Cruz Vermelha. O lugar abriga todos os tipos de ajuda humanitária que essa organização realizou, e ainda realiza, em locais de conflito, em mais de 150 anos de história.

Gostou do roteiro de 1 dia por Genebra? Saiba mais sobre o roteiro completo que engloba Alemanha e Suíça clicando aqui.
Para saber mais sobre as facilidades de andar de trem pela Suíça e como comprar seu passe clique aqui.